A Terra e a Lua

domingo, 13 de dezembro de 2009

Árvore de Natal

Primeiro a árvore foi colorida com lápis de cor, depois puseram purpurinas a seguir foi recortada e colada numa cartolina colorida e o efeito é este:

Ficaram bonitas, aliás muito bonitas e todos gostaram muito de fazer o trabalho, a sala mantêm-se com um motivo "Natal alegre e colorido"...


Os placares da nossa sala

Na nossa sala temos dois placares e nesta quadra estão decorados assim:

O presépio, com estrelas feitas pelas crianças
e
a nossa árvore feita com estrelas, círculos também feitos pelas crianças

é muito colorida, muito alegre, como nós

FELIZ NATAL

O presépio do nosso hall

Este amoroso presépio foi trazido pela professora Hélia, é bonito, e muito fofinho. Obrigada Hélia.


Árvore da família

As árvores da família ficaram muito bonitas e deram um colorido especial á nossa sala. Estão penduradas por todo o tecto da sala. Aqui fica o exemplo de uma delas (publicada com autorização dos autores), porque todas são diferentes.


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Natalis

Este ano a nossa Instituição vai participar na NATALIS, feira de Natal na Fil Lisboa. Vamos ter um stand onde vamos vender artigos feitos pelas crianças e pelos adultos da nossa Instituição. Eu e a Fernanda vamos lá estar. Eu no dia 8 de Dezembro das 15h ás 18h30 e a Fernanda no dia 11de Dezembro das 18h30 ás 23h30. A feira decorre de 5 a 13 de Dezembro das 15h ás 23h30. Todos os dias vai ter colaboradores da Instituição no stand. Apareçam, façam-nos uma visita e aproveitem para comprar algumas lembranças de Natal. Obrigada.


Blocos feitos pelas crianças

Blocos feitos pelos adultos com ajuda das crianças


Ganchos e pregadeiras feitos pelos adultos


Estes artigos foram todos feitos na nossa sala.
Cada sala fez diversas coisas, e nosso ainda faltam aqui três molduras.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Parabéns

Muitos, muitos parabéns ao nosso André que hoje faz 4 anos. É o último a fazer anos, o mais novo da sala. Parabéns para ti e para a tua família.

Dezembro

Pois é, já chegámos ao mês de Dezembro, mês da família, mês do nascimento de Jesus, mês de azáfama, mês de dores de cabeça, mês de trabalho, mês especial...

As crianças já só sonham com as prendas e o Pai Natal, ele está á espera dos seus pedidos...
A nossa sala começou a ficar diferente, na segunda-feira (dia 30), começámos a colocar a nossa decoração de Natal, mas ainda não fizemos tudo... Mas está e vai ficar bem bonita, depois mostramos.

Final de semana



Obrigada a todos os pais que trouxeram as árvores da família na data pedida (27/11), estão todas muito bonitas. Aos que não conseguiram esperamos que o façam brevemente. Vamos começar a expô-las na semana de 30 de Novembro a 4 de Dezembro (esperamos nós). Gostaríamos de saber quem nos dá autorização para expôr a árvore no Blog. Obrigada.

Brincar só e em grupo



Ai os catálogos de Natal, tantos brinquedos que nem sei o que escolher???


Árvore Natal e purpurinas

Colorimos com lápis de cor uma árvore de Natal e depois pusemos purpurinas (aqueles brilhantes que adoramos), para semana vamos colá-las em cartolinas coloridas.






Trabalho que necessita de controle, para não passar o traço do contorno, e que exercita a motricidade fina (pegar no lápis de forma adequada).

Visita surpresa

A Paula, mãe do André foi visitar-nos e mostrar a sua "barriguinha". Como soube que estivemos a falar sobre a identificação sexual, os bebés nas barrigas... Veio mostrar-nos a sua. Lá dentro no quentinho está o Tiago que vai nascer em Janeiro. Muito obrigada Paula, mãe do André.




Depois a Paula tem de nos vir apresentar o Tiago, vamos ficar á espera.




E o trabalho continua...


O "SOU"

Na 3ª feira (dia 24/11/09) esteve na nossa Instituição o "SOU", uma personagem simpática que nos lançou alguns desafios. O "SOU" é um projecto da Junta de Freguesia de Carnide ao qual aderiu a nossa sala e o grupo dos cinco anos.




Os desafios que o "SOU" nos lançou são para serem realizados ao longo do ano lectivo.


O primeiro, com a duração de todo o ano lectivo, é a recolha de tampinhas de plástico para aquisição de uma cadeira de rodas para uma criança que dela necessita.
O segundo, a concretizar durante a época natalícia, tem a ver com a recolha de roupa, brinquedos e alimentos, para apoiar pessoas carenciadas.
O terceiro, a realizar no 2º período, é uma campanha de sensibilização para a limpeza do espaço público.





No final de cada desafio ou campanha cada criança receberá uma insígnia que colocará na parte de trás do seu cartão do super cidadão herói em acção.




No nosso jornal de parede, vamos apontando as acções realizadas, valorizando o empenho e as atitudes que nos tornam cidadãos conscientes, solidários e empenhados em construir um mundo melhor.

Agradecemos desde já aos pais/enc. de educação que estão colaborar connosco neste projecto.
Contamos convosco para conseguir atingir os objectivos desta campanha. Obrigada.
Se tiver dúvidas fale connosco.

Recortar e colar

Recorte e colagem livre, com orientação do adulto.

Com papeis brilhantes, tesoura, cola e moldes de figuras geométricas fizemos o trabalho que se segue.









E ficou assim o nosso placar, quando expusemos os nossos trabalhos, bonito e brilhante.