A Terra e a Lua

domingo, 28 de fevereiro de 2010

DIGITINTA

Esta semana também realizamos uma actividade que gostamos muito, DIGITINTA.
Para realizarmos esta actividade vestimos os aventais, os manguitos e mãos á obra...
A Digitinta é uma mistura de tinta com farinha e um pouco de água (método artesanal) ou então já se compra preparada. Põe-se na mesa o equivalente a uma colher de sopa, pomos a "mão na massa". Trabalhamos com as mãos, com os dedos, desenhamos e apagamos, exploramos... E por fim põe-se uma folha em cima calca-se com cuidado e a nossa obra prima aparece. Seguem-se algumas, escolhidas ao acaso, para que todos possam ver um pouco desta actividade.





Desenvolvemos a motricidade fina, exploramos o sentido do tacto, da visão e do olfacto, estimulamos a criatividade, fazemos e desfazemos, rimos, temos prazer... E quando acabamos gostamos de ver o que fizemos. Esta actividade suja a sala, se não temos cuidado a roupa, e é preciso ajuda quando vamos lavar as mãos. Mas é uma actividade que gostamos muito!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

EMOÇÕES E EXPRESSÕES

Esta semana vimos e ouvimos o que nos contava o livro:

Mas este livro também falava "de estar contente" "de estar feliz ou fazer alguém feliz", é um livro que retrata situações vividas pelas crianças, é contada na primeira pessoa, a personagem do livro e consegue levar-nos a falar sobre as nossas emoções, aquilo que sentimos.
Cada um falou de situações que nos fazem ficar felizes ou tristes.


Observamos gravuras com diversas situações... Observou-se as expressões, o que nos transmitiam... Inventaram-se histórias para as diversas expressões e situações apresentadas nas gravuras/imagens.



Depois em grupo escolhemos algumas para fazermos um cartaz, o "Cartaz das Emoções e Expressões". Podem vê-lo na nossa sala.



Fizemos um trabalho... Uma sequência, a "sequência alegre, triste". As caras foram recortadas pelos adultos e algumas crianças.

Aprendemos palavras novas, exprimimos sentimentos, mostramos expressões, desenvolvemos a motricidade fina, compreendemos que uma sequência é algo que se segue sempre uma ordem.






sábado, 20 de fevereiro de 2010

PARABÉNS

Muitos Parabéns ao nosso amigo Rodrigo Carraça que no passado dia 18 de Fevereiro fez cinco anos. Estamos a ficar crescidos. Parabéns paratoda a família e beijocas de todos.

Carnaval

Em Fevereiro tem Carnaval...

O nosso placar elucidativo da quadra. O palhaço foi feito pela Fernanda, os círculos e os palhacinhos pelas crianças.

A brincar ao Carnaval, na manhã do dia 12, vivam as serpentinas, viva a festa...!


A nossa máscara que foi a concurso. Agora está pendurada no refeitório juntamente com todas as outras que participaram. A mascara vencedora foi a da sala dos 3 anos, Parabéns para eles.


As giras das nossas "educadoras" disfarçadas neste Carnaval.


Mais um ano cheio de super-heróis, princesas, e outros que tal. Estavam todos muito, muito bonitos.






O Corso de Carnaval

O Corso de Carnaval, organizado pela Junta de Freguesia de Carnide, que todos os anos envolve todas as Instituições educativas de Carnide, que conta com participação de mais ou menos 1.500 crianças e muitos adultos, este ano tinha como tema "Super cidadão herói em acção".
O Corso devia ter saído á rua no dia 12, mas este ano o S. Pedro pregou-nos uma partida, por causa da chuva intensa e do frio que se fez nessa manhã o Corso não se realizou. Paciência...
Mas vou contar-vos como era a nossa fantasia.

Como sabem o tema do nosso projecto educativo é "Sentidos e emoções". Da nossa Instituição só participam no corso a nossa sala e a sala dos 5 anos.
Deste modo a nossa sala e a sala dos 5 anos reuniram-se para decidir como seria a nossa fantasia.
Pensamos que os nossos SENTIDOS devem estar ALERTAS para o MUNDO.

Como super heróis que somos temos uma capa. Cada um de nós tem um sentido mais apurado, que aparece na nossa capa. Como super heróis que somos temos uma mascarilha (os meninos) e umas antenas radar (as meninas). Como super heróis que somos temos o planeta no coração, com uma quadra adequada ao nosso sentido. As cores, amarela e azul das nossa t-shirts representam os eco pontos, amarelo e azul, pois o ambiente é a nossa preocupação.


A nossa sala ficou com os seguintes sentidos: Olfacto, Audição, Gosto ou Paladar. Os 5 anos ficaram com os outros sentidos, que são: o Tacto e a Visão. Ficaram também a representar os eco pontos verde e vermelho.


Combinámos todos trazer saia ou calças de ganga e, como podem observar estávamos muito bem.
Não saímos para o Corso, mas fomos mostrar-mos-nos a todas as salas, aos idosos, ás senhoras da cozinha, a toda a gente, depois voltamos para a nossa sala e divertimos-nos a lançar serpentinas, dançar e brincar.



As frases dos nossos corações eram:
"eu vejo a natureza
como ela é bela
por isso vou ajudar
a cuidar dela"
"Mexo com as mãos
e sinto com o coração
bonito é este mundo
por ele todos devemos dar as mãos"


"Que rico cheirinho
que tem a limpeza
ao planeta dar carinho
para tudo ficar uma beleza!
"Vou ouvir as ondas do mar
vou ouvir os passarinhos a cantar
com tudo me vou alegrar
e nunca deixar estragar"

" Mil cores têm os sabores
mil gestos posso fazer
para não ter dissabores
e o planeta ficar limpo a valer"




Experiência: água do estado liquido ao sólido...

Enchemos com água recipientes do uso quotidiano da nossa sala(estes são alguns desses recipientes). Escolhemos de diferentes tamanhos e formas. Verificamos que a água se encontrava no "estado líquido". Descobrimos mais "coisas" que são líquidas, como por exemplo o xixi.

Depois fomos colocar os recipientes no congelador, que é a parte mais fria do frigorífico. E deixamos lá ficar até ao dia seguinte, para depois observámos o que vai acontecer.

No dia seguinte lá fomos ver....
A água já não estava líquida, tinha-se tornado dura. Aprendemos que passou ao "estado sólido", sentimos também que estava muito mais fria, ou melhor congelada. Sentimos a temperatura com as nossas mãos, com a nossa pele.


A seguir resolvemos ver o que acontecia se deixássemos a água congelada fora do frigorífico. Experimentámos de duas maneiras. Na nossa sala dentro do recipiente e também na janela ao sol, fora do recipiente.


Verificámos que a água voltou ao estado líquido, mas mais depressa a que estava exposta ao sol. O sol ajudou a "derreter" o gelo. A nossa água escorreu pelo parapeito abaixo.

Foi muito divertido, interessante e aprendemos muitas coisas. Os estados da água, a pôr hipóteses, a pôr questões, a supor, aprendemos palavras novas.E também ficou a promessa de no Verão fazermos gelados com esta técnica. Boa ideia, não acham?





Pais colaborantes e artistas

Muito obrigada a todos os pais, mães, irmãos, avós... que participaram neste trabalho. Está á vista de todos como ficaram espectaculares.

Foi pedido aos pais/enc. de educação que vestissem estes dois amigos com vestuário adequado á estação do ano "O Inverno". As meninas levaram a menina e os meninos levaram o menino. o resultado é o que segue:




















Actividades em Janeiro

Algumas das actividades que realizamos em Janeiro:

Relembramos e também aprendemos a Canção da Chuva, depois colorimos este desenho.


Ouvimos a história "A sara, o Tomé e o boneco de neve", depois as meninas coloriram a Sara, os meninos coloriram o Tomé, todos fizemos um desenho com a Sara, o Tomé e o boneco de neve, não esquecendo que o boneco de neve tinha que estar ao centro, a cor do nariz do boneco de neve e do seu cachecol e tantos outros pormenores que foi preciso memorizar.

Também tivemos que escolher dois pares de bonecos de neve iguais, agrupá-los e circundá-los. Foi um trabalho mais ou menos fácil. Agora sabemos que UM PAR SÃO DOIS.


Recortámos círculos ou bolas de tamanhos diferentes de um papel de embrulho. Trabalhar com a tesoura ainda é uma "embrulhada" por isso temos de treinar mais. Com o que recortámos colámos numa folha deixando a nossa criatividade funcionar e quem foi á nossa sala viu o nosso placar cheio de trabalhos muito criativos.


Ainda a pensar nos Reis, colorimos três coroas, a pequena, a média e a grande obdecendo ao critério exigido, ou seja cada uma tinha de obdecer a duas cores específicas. As coroas estavam posicionadas da menor para a maior.





segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Os Reis

Já estamos em 2010. Fantástico!

No dia de "Reis" fomos cantar uma canção de Natal, ás salas da Creche e aos avozinhos do Centro de Dia. Fomos muito bem recebidos e gostámos muito de dar este carinho aos mais novos e aos mais crescidos da nossa Instituição.

Para os pais fizemos um Bolo Rei com barro onde colocámos desperdícios que guardamos, pusemos um íman atrás e lá foi para casa, para pôr onde quisermos.

As crianças gostaram muito de fazer esta actividade.




Festa de Natal (18/12/09)

Este ano a nossa Festa de Natal foi diferente...
Foi um lanche convívio na nossa sala, convidámos apenas o pai e a mãe, pedimos-lhe que trouxessem um doce ou salgado para partilhar. Trouxeram muitas coisas boas. Muito Obrigada!
O professor Samuel (de música), trouxe a sua viola, e mostrámos aos pais as canções que aprendemos na sua aula. Foi simples mas foi bom.
Tanta coisa gostosa, que foi difícil resistir...