A Terra e a Lua

domingo, 21 de março de 2010

Próxima semana

Na semana de 22 a 26 de Março vamos conversar sobre a chegada da Primavera, mudar os nossos placares, e na 6ª feira realiza-se a nossa Festa da Páscoa. Esta festa é interna, ou seja é só para os alunos. No dia 26 pelas 15h30 o nosso grupo assim como todos os outros á excepção do Berçário e sala de 1 ano, vão á Igreja de S. Lourenço cantar uma canção para os amigos e para o Jesus com a ajuda da professora Hélia do Despertar Religioso, depois temos um lanche convívio no refeitório..

Dia do Pai

Fizemos um convite aos pais... Convidamos-los para virem lanchar connosco no seu dia ás 16h30.
Porque queríamos dar-lhes o presente que fizemos com carinho e "trabalho".
Um Bloco de Notas com uma gravata picotada e um Marcador de Livros com um desenho e com a palavra PAI escrita por cada filho/a. Depois embrulhámos e...


No dia 19 quando vieram lanchar connosco oferecemos a nossa surpresa!

Também lhes preparamos um trabalho, que fizeram com agrado...
Preparamos um coração gigante, pintado de vermelho, depois recortamos vários corações em papel branco e pedimos a todos os pais que fizessem nesse coração um desenho com os seus filhos, depois de feito era colocado no coração vermelho gigante.


Uns trabalharam na mesa, outros no colo, a verdade é que não houve pretexto para recusar e ficamos contentes por terem aderido.



Este trabalho de amor de pai e filho vai ficar exposto até ao fim do mês.
Os pais que não puderam comparecer têm ainda tempo de fazer o desenho em casa com e traze-lo para expor.


Ainda houve tempo para brincarem com os filhos e seus amigos.
Infelizmente não temos foto do lanche magnifico que os pais trouxeram, mas muito obrigada pela colaboração dos pais e das mães. Esperemos que também vocês tenham gostado deste dia.




Bailado "Menina de Pedra"

No dia 19 fomos á Aula Magna ver o bailado "Menina de Pedra". Contava a história de uma menina que gostava muito de dançar e a quem uma bruxa tinha lançado o feitiço de se tornar estátua, mas com ajuda de uns amigos que como ela também gostavam de dançar quebraram o feitiço. Mais uma vez uma bruxa má. Dançamos, cantamos e também gostámos muito e claro portámos.nos bem.

O Feiticeiro de Oz

No dia 17 lá fomos felizes e contentes ver o "Feiticeiro de Oz" ao teatro Politeama.
Gostámos muito e portámos-nos todos bem. Alguns tiveram medo da Bruxa que era má e muito feia, mas no final tudo acabou bem.








domingo, 14 de março de 2010

Informações semana de 15 a 19 de Março

Dia 17, ás 13h15 vamos ao teatro ver o "Feiticeiro de Oz, no Politeama, a sessão tem ínicio ás 14h. Regressamos por volta das 17h. Neste dia não dormimos a sesta. Vamos com o grupo da sala dos 5 anos.
Dia 19, ás 8h30 vamos assistir ao bailado "A Menina de Pedra", na Aula Magna, a sessão inicia ás 9h30, estamos de volta á hora do almoço. Este bailado é interactivo e nós vamos participar cantando uma canção e fazendo umas poses que aprendemos na aula de música com o professor Samuel. Esta actividade está relacionada com o programa de actividades da "Foco Musical".
Dia 19, ás 16h30 temos o nosso lanche convívio com os Pais, em comemoração do Dia do Pai.

Trabalho para casa

Esta semana também foi para casa mais um trabalho para as famílias fazerem. Desta vez é uma flor. Queremos que o nosso placar do Inverno se transforme num bonito jardim com a colaboração de todos. Obrigada a todos os que colaboram nestas iniciativas. É bom levar do Jardim de Infância para casa e vice versa. Considero esta pareceria importante para todos.
Esperamos em breve mostrar o nosso placar da Primavera. Os que ainda não levaram o trabalho esperamos que o levem esta semana. Obrigada!

Ficha de trabalho: 3 Ovos ...

Ficha de trabalho: 3 ovos. Na ficha tínhamos 3 ovos de 3 tamanhos diferentes, o pequeno, o médio e o grande, cada um foi colorido com a cor indicada, pequeno de amarelo, médio de azul e o grande de rosa.
Após colorirem os ovos tinham que os decorar a gosto, com papeis de seda coloridos (que aproveitamos porque tinham sobrado do trabalho da cestinha).

Depois do trabalho feito expusemos no placar. Que ficou bem bonito e colorido.

Neste trabalho desenvolvemos a motricidade fina, a acuidade visual, a noção de tamanho e suas diferenças, a relação objecto-cor, a identificação da cor, o sentido estético...


Cestinha da Páscoa

Esta semana também começamos a fazer uma cestinha da Páscoa. Aproveitamos os copos de iogurte do lanche e colamos pedacinhos de papel de seda coloridos. Utilizamos cola branca e a nossa criatividade. Também recortamos umas tiras em cartolina colorida, que vai servir de alça da cestinha. Recortámos em linha recta. Agora o trabalho tem de secar para podermos continuar, na próxima semana mostramos o resultado final.



Desenvolvemos a destreza manual, a motricidade fina, a criatividade, a paciência e o gosto pela actividade enquanto realizamos este trabalho. Os adultos só estão a apoiar as crianças fazem tudo sózinhas.

Convite aos Pais

Esta semana enviamos um convite a todos os Pais para virem festejar o seu dia com os filhos. No convite constava uma mensagem e um desenho feito pelos filhos. Esperemos que todos os pais tenham recebido e que compareçam no Dia 19 ás 16h30 e que tragam algo para partilhar no lanche (doce, salgado, bebida...) Esperamos por si com uma surpresa!


domingo, 7 de março de 2010

Mensagens

Aos nossos amigos doentes desejamos as melhoras e que voltem rapidamente.
Pedimos aos pais que não se esqueçam de assinar as autorizações para os nossos passeios, dia 17 vamos ao teatro ver "O feiticeiro de Oz" e no dia 19 vamos ver o bailado "A menina de Pedra" na Aula Magna".
No dia 19 de Março é Dia do Pai por isso gostariamos de convidar todos os pais da nossa sala para virem lanchar com os filhos e trazerem algo para partilhar no lanche. Esperamos por vós ás 16h30. Vamos ficar felizes com a vossa presença. Obrigada!

Experiência com Cheiros e Sabores

Dando continuidade á nossa principal temática deste ano lectivo "os sentidos", fizemos mais uma experiência... Os adultos escolheram: Sal, Açucar, Laranja, Limão, Vinagre, Canela, Chocolate e café. Depois reunimos-nos em volta da mesa, vendamos os olhos com lenços e espevitamos os nossos sentidos do Olfacto e do Paladar. Um a um fomos ora cheirando, ora provando, e só quando todos já tinham sentido é que diziamos em voz alta o que o nosso sentido tinha apurado...


Acertámos todos, mas uns de uma maneira especial. O Vinagre cheirou e soube "a salada", e a Canela cheirou "a arroz doce". Curiosa e interesante esta associação de ideias. Os sabores mais agradáveis sabem quais foram? Pois foram mesmos esses "o Chocolate e o açucar", os menos agradáveis foram "a Canela e o Limão".



Conversamos porque devemos comer poucos doces e pouco sal, que é importante gostarmos de tudo e conhecer os nomes dos sabores, tais como: Salgado, Doce, Amargo, Ácido, e que são as papilas gustativas que dão essa informação. Os cheiros, para já ficamos em que podem ser: Agradáveis ou Desagradáveis.




A Bruxa Mimi no Inverno

Esta semana lemos o livro " A Mimi no Inverno", a Mimi é uma bruxa muito engraçada e nesta história ela e o seu gato estavam já fartos do Inverno (nós compreendemos, não é?) e resolveu fazer uma magia... O que aconteceu podem perguntar aos vossos filhos, mas se quiserem também podem requisitar o livro e levar para casa para o verem e lerem.

Depois fizemos uns desenhos espectaculares da Bruxa Mimi, só que tínhamos algumas regras: Desenhá-la ou no Inverno ou no Verão. No Inverno havia neve, bonecos de neve e cachecóis... No Verão tinha que haver sol. O resultado está á vista de todos no placar da sala, é só ir espreitar!

Para fazer os desenhos utilizamos uma técnica diferente... Fizemos os desenhos em cartolina preta e utilizamos giz. O giz tinha que ser molhado em leite morno para ficar macio. Molha-se o giz no leite seca-se um pouco em papel higiénico e estamos prontos para criar. Foi uma actividade que todos apreciámos muito.