A Terra e a Lua

domingo, 30 de maio de 2010

A nossa ida á Feira de Expressões

Na quarta-feira dia 26, fomos á Feira de Expressões Artísticas de Carnide. Este evento é anual, é organizado pela Junta de Freguesia de Carnide, normalmente entre o fim de Maio e o príncipio de Junho (varia). Tem a colaboração de várias entidades, que estão ligadas de algum modo á freguesia. É um evento muito interessante e que não deve passar despercebido.
Todos os anos existe um tema. O deste ano tinha a ver com o "SOU", com o cuidar do ambiente, com o SER CIDADÂO, cuidado e tomando conta do que nos rodeia. E soubemos que o "SOU" tinha sido apanhado pelo monstro do lixo que lhe lançou um feitiço e ele agora andava a fazer muitos disparates. Tinhamos de o ajudar fazendo o jogo para podermos construir um amuleto que quebraria o feitiço e nós lá fomos e nós conseguimos.


Este foi o cartaz que a nossa sala construiu para decorar parte do nosso stand na feira. Relacionamos os sentidos (temática do projecto educativo) com o ambiente.


Na feira existem diversos stands a representar diversas entidades e também existem ateliers (que funcionam por inscrição). Nos stands temos informações, um jogo obrigatório e exposição da actividade ou trabalhos realizados pela entidade representada. O jogo é "tipo" obrigatório e com ele conseguimos (este ano) um elástico (para construir um amuleto) e um sêlo em como participamos.Nestas imagens vemos um dos ateliers que partcipamos, o da ciência, onde fizemos uma "fotografia solar" com a ajuda de um papel "fotosensível". Foi muito interessante.

Fomos também ao atelier do Conto, organizado pela Biblioteca Natália Correia, onde nos contaram a estória que vemos na imagem. Depois ofereceram-nos umas bandeirinhas de papel coloridas. A estória foi muito interessante, falava do ganhar e perder e dos números até 10, entre outras coisas.







domingo, 23 de maio de 2010

MUITOS PARABÉNS AO NOSSO AMIGO GONÇALO QUE NO DIA 18 DE MAIO FEZ CINCO ANOS.

Conversa em dia

Parece mentira mas o nosso ano lectivo aproxima-se do fim. O mês de Maio está a terminar e Junho tem feriados, tem pontes... e logo logo começa a nossa colónia. Em Junho a nossa sala vai transformar-se, vai dar lugar á rotina da praia que é completamente diferente do nosso dia a dia. Em Julho e Agosto há elementos da equipa de férias o que condiciona aquela normalidade que se tem de Setembro a Junho. Esperamos que comprendam as alterações e nunca se esqueçam que todos os dias nos esforçamos para que os vossos filhos se sintam bem.
Estou a escrever hoje dia 23 de Maio, o nosso piquenique foi ontem. Não tenho fotos para mostrar, mas posso dizer-vos que gostei muito de ter estado com vocês num dia diferente, que gostei do convívio, do espaço, dos jogos, da diversão, das comidas que provei, de estar com as minhas colegas. Espero que para vós também tenha sido bom. Fico ansiosa á espera de comentários e quem tirou fotos e me pode fazer chegar eu ia adorar. Muito obrigada.
Desculpem por vezes o blogue não estar em dia, mas nem sempre consigo, este é um trabalho que é feito em casa e que precisa de disponibilade. Também gostava de saber o que para vós significou o aparecimento do blogue, se o visitam, sugestões...

Festa de Comemoração do DIA da MÃE


Festejamos o DIA da MÃE no dia 30 de Abril, com um lanche convívio, recheado de iguarias gostosas que as mães trouxeram. Muito Obrigada!






Pedimos a todas as mães que juntamente com os seus filhos fizessem um desenho pra expôr no nosso coração gigante.


Aqui um dos grandes momentos... Os filhos entregam ás mães o presente que fizeram.

Esperamos que tenham gostado e que usem. Muito obrigada por terem participado neste momento!




QUINTETO DE SOPRO

No dia 6 de Maio, pelas 10h3o assistimos a um concerto na Igreja de S. Lourenço. Um Quinteto de sopro constituido pelos seguintes instrumentos: Oboé, Clarinete, Flauta Transversal, Trompa e Fagote. Tocaram música que conhecemos e outras, foi uma hora diferente, muito interessante e de que gostámos muito. Este concerto está inserido no protocolo que a Instituição tem com a empresa FOCO, dos nossos professsores de música.





VISITA AO AEROPORTO DA PORTELA-LISBOA

Esta visita foi espectacular!
Fomos muito bem recebidos pela sra. Graça, que nos levou primeiro a fazer o "chek in", depois fomos passar pela máquina detectora, que apitava sempre que algo não estava bem, a seguir vestimos todos uns coletes reflectores e fomos de autocarro passar junto dos aviões. Depois fomos visitar o quartel dos bombeiros do aeroporto, um dos bombeiros vestiu-se a rigor para nós vermos e explicou todas as peças do seu fato. A seguir deixaram-nos experimentar algumas peças. Os casacos eram enormes e muito pesados.















Depois fizeram também uma pequena simulação, tocou a sirene e surgiram vários bombeiros a descer pelo varão e a prepararem-se.

Depois fomos para a rua ver um dos seus carros em acção. São enormes e dois são amarelos (tipo último grito da moda). Todos nos sentamos lá dentro e explicaram alguns dos muitos botões que lá havia. As nossas educadoras tiveram direito a duas voltinhas. Todos foram muito atenciosos e simpáticos.










Depois de vermos os bombeiros fomos ver os falcões. Estas aves afugentam outras que surgem na pista para não causarem problemas aos aviões. O senhor que vemos na imagem é um dos tratadores e, deixou-nos fazer festas a um falcão bebé, que emoção!

Depois assistimos a um voo de um falcão, espectacular. Depois disto regressamos ao edifício do aeroporto onde fomos ver a chegada de passageiros e das malas, e depois....Regressamos á escolinha.
Foi o máximo e correu tudo bem!

Visita ao Museu da Criança

No dia 22 de Abril fomos ao Museu da Criança (em Sete-Rios) ver uma exposição sobre os cinco sentidos. Foram todas as salas do Jardim-de-Infância.






Descobrimos que o nosso cérebro comanda todo o nosso corpo, o nosso cérebro é mágico e muito poderoso.

























No sentido da VISÂO fizemos puzzles, mudamos de "visual" usando acessórios divertidos, passamos por um corredor com um espelho que nos "iludiu", fizemos vários jogos.

















O TACTO, que ricas experiências sensoriais tivemos....



Parede táctil, com diversas sensações....

Tapete táctil, fazia cócegas, era áspero, era duro, era mole...Foi o máximo!


Algumas das cadeiras divertidas que estavam lá para nos sentarmos e experimentar-mos diferentes sensações.















A AUDIÇÃO

O Jogo dos sinos consistia em ir uma criança de cada vez para dentro daquele espaço e depois adivinhar de que coluna vinha o som que ouvia, uma espécie de campainha.


Neste jogo ouviamos sons e tentavamos adivinhar qual era, de acordo com as imagens apresentadas. Devo dizer que se sairam muito bem.

Este senhor tinha um grande problema, não via, não ouvia, não cheirava, não apalpava, não provava, não tinha os cinco sentidos activos, mas com a nossa ajuda no fim da exposição já tinha os sentidos todos despertos.

O OLFACTO

As flores deste jardim tinham cheiros diversos, uns bons e agradáveis e outros nem por isso. Aqui estamos nós a testar os nossos olfactos.


Gosto ou Paladar

A língua gigante com as papilas gustativas diferenciadas, ficamos a saber onde se sente o doce, o salgado, o amargo.... Se não sabe, quando for visitar a Feira de Expressões vai lá encontrar uma língua gigante, que fizeram os nossos amigos da sala dos três anos e vai ficar a saber tudo.


Deram-nos provar e também cheirar "coisas" para adivinharmos e, saímos.nos muito bem nessa tarefa.


Quero contar-vos que fiquei muito orgulhosa dos meus meninos porque sabiam imensas coisas, ficou provado que aprendem aquilo que tento transmitir na sala. A senhora que nos guiou na exposição disse que fomos melhores que muitos do primeiro ciclo. Parabéns pra nós.