A Terra e a Lua

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ainda estou doente


Olá meus amigos!
Ainda estou doente, o meu "doi" ainda não passou, a boa notícia é que me sinto a melhorar. Vou ficar em casa até dia 11 de Novembro, que é quando vou de novo ao médico.Até lá estou a fazer fisioterapia todos os dias para melhorar rapidamente.
Beijinhos com saudades para todos.
Adorei os desenhos que me deram e o carinho com que fui recebida na quarta-feira quando aí vos fui visitar.



domingo, 24 de outubro de 2010

Notas

A Festa de aniversário da nossa Instituição correu muito bem, mas não temos imagens, talvez se espreitarem um blog amigo possam lá ver algumas fotos.

Mas cantámos todos muito bem, á tarde na missa estivemos um pouquinho mais agitados, mas o lanche foi muito saboroso.

Entretanto apreciem o que mais foi feito esta semana (de 18 a 22 de Outubro).

Salada de Frutas

Na 3ª feira confeccionamos uma deliciosa salada de frutas
Tem bom aspecto, não acham??
Mas antes tivemos de pôr mãos á obra...
Todos com muito cuidado e esmero participaram

Foi uma experiência muito divertida e gratificante

A Inês e a Fernanda estiveram sempre por perto

Para nos ajudarem e também participaram


Dobragem "a casa"


Fizemos uma dobragem...
Um quadrado de papel colorido foi dobrado ao meio juntando um bico a outro e eis que surge um triângulo, este triângulo serviu para fazer de telhado a uma casa que cada um representou a seu gosto e o resultado está á vista!
O quadrado e o triângulo são figuras geométricas.

Os Três Porquinhos


A história contada esta semana foi a "História dos 3 porquinhos"
Com esta história fálamos de muitas coisas importantes, como por exemplo, sermos responsáveis, ajudarmos-nos uns aos outros, termos cuidado com estranhos, a diferença entre os materiais de construção e as suas resistências, o número três, que genero de animais são o porco e o lobo, quais os seus habitats naturais, é mesmo verdade que os lobos são maus??? Entre outras coisas.


Alguns dos desenhos que realizaram sobre a história:








Um trabalho onde tinham de colorir três (3) porquinhos numa folha onde apareciam também outros animais, colorir as casas, três (3) e diferentes, depois recortar os porquinhos e colar cada um deles do lado direito da casa.










terça-feira, 19 de outubro de 2010

Higiene Oral



A nossa higiene oral era para ter sido iniciada no dia 18/10, mas com a minha ausência tem de ficar adiada, pois como sabem são precisas duas pessoas presentes para a mesma se efectuar com higiene e segurança. Desculpem o transtorno causado. Logo que possivel informamos do recomeço. Obrigada.
Mas os meus amiguinhos podem e devem continuar a cuidar dos seus dentinhos em casa, de manhã e á noite, OK!

Estou doente



Olá amigos, tou assim, como cachorinho triste, porque gostava de estar na sala com vocês mas a verdade é que estou em casa com "doi", sim "doi", porque não tem ferida mas dá dor, estou com uma tendinite no braço esquerdo. Estou a tomar remédios e o médico mandou repousar e não fazer esforços. Vou portar-me bem, para que logo, logo possa estar de volta á companhia de todos. Beijocas Amélia.

domingo, 17 de outubro de 2010

A nossa casa

A nossa casa, é a nossa casa, não importa onde é, como é, o que importa é que a nossa casa é especial... Com a ajuda dos teus pais vais-nos trazer um trabalho de como é a tua casa... Ficamos á espera, até ao fim do mês. Obrigada!
E que acham destas???


Aniversário da Instituição




Dia 24 de Outubro a nossa Instituição o " Centro Social Paroquial de Carnide" faz 27 anos, mas vamos festejar no dia 22, com a celebração de uma missa, cantando as canções que os professores de música nos têm ensinado (na Igreja de S. Lourenço) e um lanche convivio no refeitório.

O que fizemos esta semana...

Na 2ª feira (dia 11), fomos ao estúdio da Foco Musical gravar o nosso CD. Correu muito bem, e como qualquer cantor profissional passados cerca de 40 minutos tínhamos as nossas três canções gravadas. Agora é só esperar pelo editar do CD para todos nos poderem ouvir e claro dar os parabéns. Este CD tem participação de todos á excepção da sala de berçário e um ano.

"Brincámos" com a plasticina, desenvolvemos criatividade, partilhámos utensílios e ideias, envolvemos-nos... Gostamos muito de modelar com a plasticina.
Estas são algumas das nossas criações...


Esta semana começámos a "trabalhar" no nosso livro. Devo dizer que foi um sucesso, estiveram todos muito interessados e desenvolveram um bom trabalho. Ficou decidido que todas as 3ª feiras á tarde trabalharíamos no livro.

Desenvolvemos a atenção e concentração, aplicamos conceitos que já nos são familiares, estimulámos a motricidade fina e o controle óculo-manual, estimulamos o raciocínio lógico-matemático.
Esta semana ainda tivemos que acabar trabalhos relacionados com a história da "Branca de Neve e os sete anões" e começámos um trabalho sobre a alimentação.


Pirâmide Alimentar

Comemorou-se ontem dia 16 de Outubro o Dia Mundial da Alimentação, tendo em conta o aumento da obesidade infantil é extremamente importante que as nossas crianças aprendam a comer de tudo e que saibam desde cedo que uma alimentação variada é saudavel. Nos alimentos que para eles são menos "interessantes" devemos puxar pela nossa veia criativa, preparando-os de forma mais sugestiva.


Na nossa sala nos anos anteriores falámos, construimos uma roda dos alimentos, este ano vamos construir uma Pirâmide Alimentar. Precisamos da vossa ajuda no sentido de nos fazerem chegar imagens de alimentos. Obrigada.

sábado, 16 de outubro de 2010

"Tudo o que eu devia saber aprendi no Jardim de Infãncia

Grande parte das coisas que preciso de saber sobre a vida,

sobre o que fazer e como ser, aprendi no jardim de infância...

A sabedoria, afinal, não estava no topo de uma montanha chamada Universidade

mas sim na caixa de areia da minha escola.

Eis as coisas que aprendi:

a compartilhar... a não fazer batota...

a não magoar os outros... a arrumar o que desarrumei... e a limpar o que sujei.

A não tirar o que não me pertence, a pedir desculpa quando magoo alguém.

A lavar as mãos antes de comer. A puxar o autoclismo.

Aprendi que o leite faz bem á saúde.

Aprendi a aprender, a pensar e também que

desenhar, pintar, cantar e dançar era bom...

a dormir a sesta... a ter cuidado com o trânsito ... a dar a mão, a ser solidário.

Vi a semente a crescer no copo de plástico;

as raízes descem e a planta, sobe embora não saiba porquê, gosta-se.

Os peixes dourados, os hamsters, os ratinhos brancos...

(e mesmo a planta no copo de plástico) morrem. Nós também.

E lembro-me dos primeiros livros, da primeira palavra que aprendi: olha!

É isso que tenho feito sempre.

Se todos - em todo o mundo - tivessem tomado

um copo de leite às quatro da tarde,

depois de terem dormido a sesta,

o mundo estaria bem melhor.

Ou se houvesse uma política de base no nosso país - e em todos os outros - de

devolver o que não é nosso e de limpar o que sujamos.

E também sei que é verdade, que ainda é verdade,

que no mundo o melhor é dar as mãos...

e ficarmos juntos.

Fonte: Tudo que Eu Devia Saber Aprendi no Jardim de infânciaRobert Fulghum – ed. Best Seller, este texto é um resumo da tese do Dr. Robert Fulghum, transformada em livro que se tornou um best-seller nos Estados Unidos. Escritor americano, cujos livros estão traduzidos em 27 línguas. É filósofo, teólogo, dedica-se às artes e é professor numa universidade americana.

O alfabeto

Como os amigos da nossa roda andam com muita vontade de aprender o abecedário aqui está uma forma alegre e divertida. Espero que gostem!



O Jardim de Infância tem um papel muito importante no processo educativo da criança e as aprendizagens que lá se fazem devem ser estimulantes, interessantes, divertidas, partilhadas... "A investigação ... mostra que a aprendizagem da leitura e da escrita deve ser concebida como um processo de apropriação contínuo que se começa a desenvolver muito precocemente e não somente quando existe ensino informal..." (a descoberta da escrita, Lourdes Mata)

domingo, 10 de outubro de 2010

IMPORTANTE NÃO ESQUECER

Dia 11, 2ª feira, vamos ao estúdio de gravação da Foco Musical (equipa das nossas aulas de música) gravar um CD. Saímos da Instituição ás 9h30, por isso não se atrasem.
No dia 12, 3ª feira, vamos todos tirar uma foto, para pôr na capa do CD, por isso não faltem!
E dia 12, 3ª feira ás 17h45m na nossa sala é o dia da nossa reunião, a vossa presença é sempre muito importante!

Branca de Neve e os sete anões







A história contada esta semana foi a da "Branca de Neve e os Sete Anões". Agora tem tarefas a fazer relacionadas com a história, tais como o desenho da mesma, recorte e colagem de uma sequência e colorir um desenho. Desenvolvemos aqui a memória auditiva, a atenção/concentração, a motricidade fina, o controle óculo-manual, a criatividade.


Grafismos - Castelo

Este foi outro trabalho realizado







Dia Nacional dos Castelos

No dia 7 de Outubro comemorou-se o Dia Nacional dos Castelos e, no seguimento da nossa conversa sobre o tempo de Reis e Rainhas, foi pedido que fizessem um desenho que representasse um Rei, uma Rainha ou ambos. Vimos imagens de Castelos e Palácios na internet...



Castelo de Almurol



Castelo/Palácio de Sintra


Estes são alguns exemplos dos trabalhos realizados



Fazer castelos promove a prendizagem de um grafismo específico que é muito importante, que parece fácil mas não é, este trabalho também puxa pela criatividade da criança e é sempre um tema que gostam muito.








A Bandeira Nacional

A bandeira nacional como a conhecemos hoje existe há 100 anos, foi criada com a República, deste modo este também foi um tema de trabalho desenvolvido esta semana. E foi-lhes explicado que quando se fala em nacional, quer dizer que nos referimos a algo que só pertence ao nosso país.
Cada criança pintou a sua bandeira e no verso tem a explicação da mesma pelo professor Hermano Saraiva.

(exemplos)


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A REPÚBLICA FAZ 100 ANOS

A República contada na nossa sala:
Há muito, muito tempo atrás, no tempo dos Reis e das Rainhas as pessoas estavam zangadas com o Rei e a Rainha, achavam que estes não estavam a tomar bem conta das pessoas e do nosso país, então zangados fizeram uma revolta e mandaram o Rei e a Rainha embora. O que as pessoas queriam era escolher quem mandava, achavam que tinham esse direito.
(imagem da época)
O Rei D. Carlos já havia morrido, numa outra revolta das pessoas/o povo, quem governava agora era o seu filho o D. Manuel mais a sua mãe a rainha D. Amélia. Que tiveram de ir embora de Portugal e foram viver para a Inglaterra.

(Rei D. Carlos á esquerda e D. Manuel á direita)

(Rainha D. Amélia)

Deixou de Governar a Monarquia (os Reis) e passou a governar a Republica (O Presidente e o governo é quem manda agora).
O nosso Presidente da República é o Professor Cavaco Silva e o Primeiro Ministro o Engenheiro Sócrates.

DIA DO ANIMAL





No dia 4 de Outubro comemorou-se o Dia do Animal. Na nossa sala vimos um livro com muitas imagens de animais, depois conversamos sobre os nossos animais de estimação. A sua alimentação, os cuidados, e de que espécie eram. Já que vivem nas nossas casas são considerados animais domésticos.
Também falamos sobre os animais que são maltratados e abandonados e combinámos que se todos trouxessem 1 euro podiamos comprar comida e levar a uma Instituição que cuide desses animais. Por isso se os pais concordarem, ficamos á espera do euro para fazermos a nossa boa acção, sermos solidários com estes animais. Muito obrigada desde já a todos os que puderem contribuir.
Também ficou combinado levar uma foto do animal de estimação para que todos possamos ver, não podemos esquecer de escrever o nome do animal. Ficamos á espera.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Que fizemos...

Esta semana fizemos:
Pintura, desenho, trabalhámos com figuras geométricas, contagens, escrevemos, conversámos...Brincámos... Tanta coisa se faz no Jardim-de-Infância.
Desenvolvemos capacidades, treinamos a destreza manual, o controle óculo-manual, fazem-se os possiveis para cumprir regras, partilhamos, aprendemos, ouvimos, conversamos... Ao fim do dia estamos cansados, mas vale a pena!

Dia Internacional do Idoso

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Idoso e a nossa sala fez um miminho para os nossos idosos. Cada criança fez um desenho e antes do lanche fomos ao Centro de Dia, cantámos uma canção e depois cada um ofereceu um desenho e um abraço a cada idoso que lá estava. Sentimos que ficaram felizes e agradados com este gesto simples, bateram-nos palmas e agradeceram, alguns estavam muito comovidos. É bom incutir nas crianças que fazer bem aos outros também nos faz bem a nós. Infelizmente não há fotos , mas se lhes perguntarem eles vão contar-vos.