Depois fomos colocar os recipientes no congelador, que é a parte mais fria do frigorífico. E deixamos lá ficar até ao dia seguinte, para depois observámos o que vai acontecer.
A água já não estava líquida, tinha-se tornado dura. Aprendemos que passou ao "estado sólido", sentimos também que estava muito mais fria, ou melhor congelada. Sentimos a temperatura com as nossas mãos, com a nossa pele.
A seguir resolvemos ver o que acontecia se deixássemos a água congelada fora do frigorífico. Experimentámos de duas maneiras. Na nossa sala dentro do recipiente e também na janela ao sol, fora do recipiente.
Verificámos que a água voltou ao estado líquido, mas mais depressa a que estava exposta ao sol. O sol ajudou a "derreter" o gelo. A nossa água escorreu pelo parapeito abaixo.
Foi muito divertido, interessante e aprendemos muitas coisas. Os estados da água, a pôr hipóteses, a pôr questões, a supor, aprendemos palavras novas.E também ficou a promessa de no Verão fazermos gelados com esta técnica. Boa ideia, não acham?
Foi uma experiencia muito, muito interessante. Tenho a certeza que curiosos como eles são aos 4/5 anos, adoraram participar nesta actividade.
ResponderEliminarSó faltou a parte final, de pôr a água ao lume e vê-la evaporar. Assim o ciclo ficava completo...
Beijinhos p a sala toda,
Ana
muito legal adorei também ei fazer na minha escola
ResponderEliminarrenata cabral
muito sem graça.........
ResponderEliminar