A Terra e a Lua

domingo, 7 de março de 2010

Experiência com Cheiros e Sabores

Dando continuidade á nossa principal temática deste ano lectivo "os sentidos", fizemos mais uma experiência... Os adultos escolheram: Sal, Açucar, Laranja, Limão, Vinagre, Canela, Chocolate e café. Depois reunimos-nos em volta da mesa, vendamos os olhos com lenços e espevitamos os nossos sentidos do Olfacto e do Paladar. Um a um fomos ora cheirando, ora provando, e só quando todos já tinham sentido é que diziamos em voz alta o que o nosso sentido tinha apurado...


Acertámos todos, mas uns de uma maneira especial. O Vinagre cheirou e soube "a salada", e a Canela cheirou "a arroz doce". Curiosa e interesante esta associação de ideias. Os sabores mais agradáveis sabem quais foram? Pois foram mesmos esses "o Chocolate e o açucar", os menos agradáveis foram "a Canela e o Limão".



Conversamos porque devemos comer poucos doces e pouco sal, que é importante gostarmos de tudo e conhecer os nomes dos sabores, tais como: Salgado, Doce, Amargo, Ácido, e que são as papilas gustativas que dão essa informação. Os cheiros, para já ficamos em que podem ser: Agradáveis ou Desagradáveis.




Sem comentários:

Enviar um comentário