A Terra e a Lua

sábado, 14 de novembro de 2009

História do S. Martinho

"História do São Martinho"

Há muito, muito, muito tempo atrás. No tempo em que havia Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas de verdade, no tempo em que havia muitos castelos, viveu um soldado de nome Martinho e esta é a história que contam...
Num dia de muito mau tempo, num dia de muita chuva, vinha o Martinho de uma batalha, em cima do seu cavalo, quando ouviu uma voz. Essa voz vinha de um mendigo (mendigo é um pobre). O homem pediu-lhe ajuda. Martinho desceu do seu cavalo e perguntou-lhe:
- Que desejas pobre homem?
- Tenho frio e tenho fome, podes ajudar-me? (disse o mendigo)
- Sabes, esta capa que trago não é minha de todo, parte pertence ao exército a que pertenço, mas a minha parte dou-te de boa vontade. (respondeu o Martinho)
Assim sendo, pegou na sua espada e cortou a metade da capa, que era vermelha, e deu-a ao pobre, para que este não sentisse frio.
- Para te saciar a fome, pouco mais tenho que estas castanhas (disse Martinho, mostrando uma bolsa onde as trazia), mas podemos partilhá-las, vamos encontrar um abrigo e alguns paus secos para que possamos fazer uma fogueira e assá-las para as comermos. (e lá foram os dois)
De repente algo mágico aconteceu... No céu as nuvens começaram a desaparecer e deram lugar ao sol, que apareceu brilhante e cheio de calor. Deste modo Martinho e o mendigo já não tiveram mais frio e foi mais fácil assar as castanhas.

Dizem que isto aconteceu porque Deus e Jesus ficaram contentes com as acções do soldado Martinho, pois este ajudou quem precisava não se importando de partilhar o que tinha. E desde então ficou a tradição de neste dia se comerem as castanhas e normalmente neste dia o sol dá sempre um "ar da sua graça" estando por vezes um dia mais quente que o habitual, ao que as pessoas chamam "Verão de São Martinho".

Esta história segue traços da original mas foi adaptada por mim, de modo a que eles entendessem a sua mensagem. É muito importante que as crianças saibam partilhar e respeitar os outros apesar de estes por vezes serem diferentes.

Relacionada com a história coloriram um desenho onde aparece o S. Martinho de capa e espada á frente de um castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário